10 boas razões para comer legumes

Embora todos nós sabemos que as leguminosas são um grupo alimentar benéfica para a saúde, o incluímos em poucas quantidades em nossa dieta diária, por falta de hábitos e costumes, que favoreçam o seu consumo.

Por isso, a partir de Vitónica queremos colaborar para o respeito, para que não perca as virtudes desse grande grupo de alimentos composto por lentilha, soja, feijão, ervilha, grão-de-bico e outros, dando-lhe 10 boas razões para comer legumes.

1 – São fontes de carboidrato, o nutriente básico na alimentação humana e que é a principal fonte de energia do organismo.

2 – Têm alto valor protéico e constituem o alimento de origem vegetal com maior teor de proteínas, inclusive a soja, tem uma proteína de qualidade muito semelhante à carne.

3 – Elevado teor em fibra, que é benéfica para o funcionamento intestinal, para reduzir o colesterol no sangue e favorecer o controle da glicemia.

4 – Dão um grande saciedade ao ingerirlas, o que pode ser uma boa ajuda para emagrecer sem fome, já que a sua fibra exige mastigação e atrasa a digestão, permitindo que o apetite é manter a calma por mais tempo.

5 – São fonte de ferro, especialmente as lentilhas e grão-de-bico, um mineral essencial na dieta de qualquer indivíduo e, sobretudo, entre os atletas.

6 – Têm baixo índice glicêmico, ou seja, elevam a glicose lentamente no organismo, podendo ser uma boa alternativa para ingerir em preparações antes do treino.

7 – São fonte de vitaminas do complexo B colaboram com o funcionamento adequado do sistema nervoso central e facilitam a obtenção de energia de outras fontes hidrocarbonadas.

8 – Entre outros minerais, as leguminosas fornecem cálcio, fósforo, magnésio, iodo e potássio, todos eles fundamentais para o bom funcionamento do sistema neuromuscular.

9 – São de baixo custo baixo custo e de grande valor nutricional e são ideais para uma dieta saudável e adequada ao bolso do consumidor.

10 – a Sua versatilidade na cozinha permite uma ampla variedade de refeições e a sua combinação com legumes, carnes, lácteos ou cereais.

Estas 10 razões para comer legumes são uma boa forma de incentivar a sua inclusão na dieta habitual para poder desfrutar de seus benefícios nutricionais e seus benefícios para a saúde que ainda desconhecemos ou nós estamos perdendo por falta de hábitos que as incorporem à mesa.

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Imagem | Flickr (vanhoock)

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