20 alimentos oncológica que você deve adicionar à sua dieta

Atualizado el24 de julho de 2018, 13:38

Em geral, tomar suficientes frutas e legumes é uma boa medida oncológica, porque todas elas são ricas em fitoquímicos, como licopeno, beta-caroteno, antocianinas, etc.

Estas substâncias aumentam as suas defesas, impedem a oxidação e a reduzir os processos inflamatórios, que favorecem que as células malignas proliferen, formem tumores e cheguem a penetrar os tecidos saudáveis.

No entanto, demonstrou-se que alguns destes alimentos têm ainda um maior efeito anti-tumoral.

Aqui você tem os 20 produtos mais destacados:

1. Azeite de oliva

O consumo regular de azeite de oliva extra-virgem (2-3 colheres de sopa ao dia) pode reduzir o risco de sofrer diferentes tipos de câncer. Este benefício é devido aos seus ácidos gordos monoinsaturados e a substâncias como o esqualeno. Além disso, os polifenóis podem prevenir o dano oxidativo no DNA e inibir o crescimento de tumores.

2. Alho

Seus benefícios anticancerígenos são atribuídos aos compostos de enxofre que contém, já que exercem uma poderosa ação antioxidante.

Para aproveitar ao máximo suas propriedades, machácalo com o lado liso de uma faca, e aguarde 10 minutos antes de cozinhá-lo, já que assim libera mais substâncias anticancerígenas.

3. Damascos

Dois por dia respondem por 60% das necessidades diárias de pró-vitamina A, que afasta o risco de câncer. Pêssegos e nectarinas também são benéficos para frear o crescimento de células tumorais, principalmente de mama e cólon.

4. Brócolis

Toda a família das brassicaceae (repolho, couve-flor…) tem propriedades anticancerígenas. Mas a estrela é o brócolis por seu conteúdo em sulforafanos.

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Os estudos demonstraram que esta substância reduz à metade o risco de câncer de bexiga, entre outros. O ideal é tomar o brócolis cru (cortado em tiras fica muito crocante) ou cozido no vapor, a menos de 5 minutos, para que não se percam os fitoquímicos durante o cozimento.

5. Cebola

Os compostos de enxofre são protetores, embora se tenha verificado que é mais benéfico comer uma pequena porção diária que uma grande de vez em quando.

6. Chocolate

Traz polifenóis protetores. Isso sim, elígelo preto (85% de cacau) e não exagere com a quantidade: com uma onça por dia é suficiente.

7. Curry

Suas propriedades anticancerígenas são atribuídas à substância que dá a cor amarela ao curry, a curcumina. Alguns estudos apontam que pode contribuir para eliminar células malignas em tumores de esôfago. E se a mistura com pimenta, que também costuma fazer parte dos ingredientes do curry, aumenta até 2.000 vezes a sua absorção.

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NUTRIÇÃO

8. Espinafre

Espinafre cruas em saladas são uma excelente opção, uma vez que, assim, conservam todas as suas vitaminas e sua ação antioxidante é maior. Outros vegetais de folha verde, como as acelgas, também são benéficas contra o câncer.

9. Morangos e frutos do bosque

Mirtilos, framboesas, morangos, amoras… são muito ricos em antocianinas e ácido elágico, duas substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que reduz o dano dos radicais livres nas células, de acordo com o Instituto Americano para a Pesquisa do Câncer. Isso evita a proliferação de células cancerígenas.

10. Ervas aromáticas

O alecrim e o orégano são ricos em carnosol, um fitoquímico que protege as células. A hortelã contém luteolina, que impede a progressão do tumor. E a salsa tem apigenina, um polifenol que também tem virtudes anti-tumorais.

11. Gengibre

Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a prevenir o câncer. Você pode ralar e adicioná-lo ao chá verde, os cereais do pequeno-almoço ou uma salada de frutas.

12. Maçã

Segundo o Instituto Mario Negri de Milão (Itália), comer uma maçã por dia afasta o risco de desenvolver vários tipos de câncer, graças aos seus polifenóis de efeito anti-inflamatório. A vermelha é a variedade com mais fitoquímicos, seguida de fuji, jonagold e reineta. Os polifenóis se concentram, sobretudo, na pele, por isso o ideal é comê-los, sem descascar, e para fazer isso melhor do que biológica.

13. Nozes

Como outros frutos secos, contêm ácidos graxos ômega 3, antioxidantes, fibras e ácido fólico, substâncias todas elas que impedem o desenvolvimento de tumores.

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Dieta

14. Peixe azul

Os seus ácidos gordos ómega 3 têm um grande efeito anti-inflamatório e, por isso, dificultam o crescimento de tumores.

15. Melancia

Um estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirma que contém mais licopeno que o tomate. E este carotenóide protege as células do stress oxidativo, por que consumi-la ajuda a prevenir o câncer.

16. Sementes de linho

Fornecem ômega 3 e outras substâncias anti-tumorais. Mas muélelas no momento com um cata-vento, pois estes ácidos graxos são perdidos se levam tempo trituradas.

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17. Cogumelos shiitake

Diversos estudos demonstram que este cogumelo oriental exerce um efeito anti-tumoral, ao melhorar o sistema imunológico e ajudar a evitar a proliferação de células malignas. Outras variedades de cogumelos, como o maitake e coriolus versicolor, também são anticancerígenas.

18. Chá verde

É muito rico em catequinas, poderosos moléculas antioxidantes e oncológica. De acordo com um estudo da Universidade de Louisiana (EUA). UU.), ajuda a prevenir o câncer de próstata.

19. Tomate

Contém licopeno, uma substância anticancerígena. No entanto, se aproveita melhor se está cozido com um pouco de azeite de oliva extra virgem, por exemplo, preparar um molho de tomate natural. O calor libera o licopeno, e o azeite favorece a sua absorção.

20. Cenouras

Além de beta-caroteno, contêm um composto chamado falcarinol. Este protege a planta do ataque de fungos, mas no nosso organismo atua como protetor contra o desenvolvimento de certos tipos de câncer. A Universidade de Newcastle (Reino Unido) mostrou que, se, em vez de cortar as cenouras antes de fervê-las, cozidas inteiras e depois se trocean conservam 25% a mais de falcarinol.

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